← Voltar
Edição 21 de dezembro 2016
Ciência e Tecnologia
LITERATURA JUDAICA E LÍNGUA PORTUGUESA
Em seu livro “Os judeus e as palavras”, Amos Oz (escritor Israelense) enfatiza a ligação fundamental de nosso povo com a leitura e com a escrita. Os autores judeus têm se destacado no campo da literatura produzindo um acervo cultural de inestimável valor.

Em 2016, os professores da área de Língua Portuguesa mergulharam neste universo com a ajuda da professora Rosana Kohl Bines, Professora do Departamento de Letras e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio. Rosana possui graduação em Licenciatura Português/Inglês e Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Chicago e Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É especialista na obra do escritor judeu-brasileiro Samuel Rawet e responsável pela publicação de sua obra ensaística em livro, em co-organização com o Prof. José Leonardo Tonus (Sorbonne, Paris). Seus interesses atuais de pesquisa são: figurações da infância em teorias e práticas artísticas contemporâneas; o livro infantil e juvenil no campo expandido da literatura e das artes; dimensões estéticas e políticas em escritas de experiências-limite; teorias e literaturas do testemunho; narrativas do pós-holocausto; catástrofe, memória e escrita. É pesquisadora do CNPq (PQ-2) com o projeto "Literatura e morte nas línguas da infância".

No próximo ano letivo, todo o Ensino Fundamental II e Ensino Médio terão ao mesmo tempo um autor judeu em seu repertório de livros paradidáticos.

“Contam que na sociedade judaica medieval, o ritual de aprender a ler era celebrado assim: o professor escrevia no quadro a frase "Possa a Torá ser tua ocupação" e depois a cobria com mel. A criança era então convidada a lamber a frase, assimilando corporalmente as palavras sagradas. Durante 3 encontros com a equipe de coordenadores e professores de língua portuguesa e de literatura do Liessin, debatemos e degustamos obras literárias escritas por autores judeus de ontem e de hoje, buscando conexões significativas com uma cultura milenar centrada no texto escrito. Qual a força dessas narrativas? Como fazem ressoar o passado no presente? Que mundos descortinam? Como alargam nossos pontos de vista? E que outras histórias nos encorajam a contar a partir do que lemos? Que as perguntas se multipliquem em sala de aula, fortalecendo uma relação viva, inquieta (e saborosa!) com a literatura judaica.” 

Rosana Kohl Bines
Expediente
Presidente do Diretório de Pais: Daniel Szwarcwald
Diretora Geral: Célia Saada Filomeno
Comunicação: Raquel da França Fróes
Curta e Compartilhe