← Voltar
Edição 4 de maio 2017
Inteligência Socioemocional
ALUNOS DO LIESSIN EXERCITAM A EMPATIA
Os alunos do 8º ano, dentro dos encontros promovidos pelo Projeto Inteligência Socioemocional, tiveram a oportunidade de refletir sobre o conceito psicológico de empatia. Após assistirem ao vídeo “Get Service (Aceite o serviço) ”, que sugere colocarmos um olhar especial para as pessoas a nossa volta e tentarmos compreender que todos temos problemas e passamos por situações difíceis, refletiram e debateram sobre o tema e ainda registraram seus sentimentos a respeito do assunto. Assista clicando aqui.

Quando mencionamos que temos empatia com alguém, queremos dizer que houve identificação e algo que gerou afinidade no encontro. O contrário disso pode ser entendido como antipatia. A capacidade psicológica de conseguir se colocar no lugar de outra pessoa estimula a vontade de se aproximar, compreender e, consequentemente, de ajudar.

Podemos assim, entender melhor a maneira como o outro toma decisões, tentando compreender seu comportamento, problemas e emoções.

Segue depoimento da aluna Sofia Wrobel Steinberg, que participou da atividade.

“Na aula de PSI vimos um vídeo que foi um grande “ACORDA” para nós. Normalmente pensamos principalmente em nós mesmos primeiro, depois nos outros. Provavelmente você deve estar se questionando quanto ao conteúdo do vídeo. Bem, era sobre um homem, por sinal bem irritado; que reclama de tudo e todos a sua volta durante uma ida ao café. Então, um homem aparece e manda ele botar uns óculos. A partir daí, começa a ter conhecimento dos problemas dos outros, e compreende que julgou os outros a partir de seus problemas e suas visões; e isso, parece algo absurdo. Mas todos nós fazemos, todos somos egoístas o suficiente, para pensar tanto na gente, que chegamos a julgar alguém a partir de nós mesmos.”

Sofia Wrobel Steinberg
Expediente
Presidente do Diretório de Pais: Daniel Szwarcwald
Diretora Geral: Célia Saada Filomeno
Comunicação: Raquel da França Fróes
Curta e Compartilhe